terça-feira, 6 de julho de 2010

LEITURA DAS RUGAS by Amim Haddad




As rugas de natureza marcam os registros externos do histórico da vida, que tanto são de origem genética quanto cultural, e revelam uma gama de detalhes que nelas estão armazenados tais como: a experiência; os sentimentos afetivos; a racionalidade; a dificuldade para organização; a insegurança; o pensamento em bloco; a compreensão; o sentir quando se vive a dúvida, etc. Sua multiplicidade pode ser proporcional à capacidade da linguagem simbólica em harmonia com as experiências acumuladas.

São mais visíveis nas regiões do rosto, pescoço, dorso das mãos, dedos, antebraços, cotovelos e braços, porém se manifestam em toda a superfície do corpo físico. As rugas são classificadas pela ciência moderna de forma aproximada e de acordo com a observação de critérios subjetivos. Assim, decorrem dos movimentos repetitivos dos músculos: as rugas verticais que se formam na região da glabela (entre as sobrancelhas); as rugas horizontais na testa (placa frontal); as rugas imperceptíveis manifestadas entre 20 a 30 anos de idade; as rugas na região periorbital (pé de galinha), geralmente visíveis a partir dos 30 anos de idade; as rugas dinâmicas ou de expressão localizadas em ambos os lados da face partindo da parte medial do nariz até a comissura labial, e as rugas mistas que são as depressões nasogênicas (bigode chinês).

São classificadas como definitivas e independentes do movimento muscular: I-as chamadas rugas estáticas leves; estáticas leves moderadas; e estáticas leves severas, que são visíveis na faixa etária de 40 a 50, 50 ou mais, e acima de 60 anos de idade, respectivamente; II-as rugas gravitacionais que são ocasionadas pelo seu próprio peso e decorrem do envelhecimento; III-as rugas verticais na testa, e IV-a ruga circular no pescoço. Atualmente não existe consenso para a definição cientifica de ruga.

Uma ruga vertical na glabela revela pessoa com grande potencial de síntese e que vive uma divisão muita marcada entre o sensorial e o racional. As regras da liberdade entre o concreto e o sutil podem ser o seu principal desafio.

Ter duas rugas verticais na glabela é muito comum. Essas rugas revelam pessoa com tendência de dificultar a validação do que já percebeu (o que vou fazer com isso que já sei?); a capacidade de síntese; e o pensamento em bloco. Às vezes, não usa sua visão global, e se irrita facilmente. Pode negar o que já entendeu, por conveniência, ou para obter mais informações. Seu desafio poderá ser o de sair ou de aceitar no escopo do que decidiu.

Três rugas verticais na glabela revelam pessoa com grande potencial de síntese e compreensão, porém com baixo aproveitamento das potencialidades e preocupação de ser aceita. Muitas vezes, “acha” que está invadindo ou inibindo. Seu desafio poderá ser o de queimar etapas sem o preparo prévio e a ficar hiperativo.

As rugas verticais na testa podem ser evidenciadas durante o início do período escolar ou da sociabilização. São equivalentes às rugas dos lábios. Seu desafio poderá ser o de aceitar produzir e não mostrar.

As rugas horizontais na testa dizem das dificuldades com a racionalidade.São comumente localizadas de lado a lado e em toda a extensão da testa. Quando da movimentação muscular, revelam pontas baixas ou altas e normalmente, são múltiplas em número de três ou superior.

As rugas horizontais com pontas baixas revelam pessoa com o comportamento de pensar; pensar, e pensar, porém com uma atuação desproporcionalmente menor. Suas formas compensatórias podem ser a de projetar, mas não executar. O seu grande desafio pode ser, portanto, a procrastinação.

As rugas horizontais com pontas altas são as que se manifestam com as extremidades voltadas para cima, ou aquelas que acompanham os formatos das sobrancelhas formando a figura semelhante à de um V aberto. Geralmente indicam pessoa muito confiante em si, apreciadora de cálculo matemático, persistente, que terá muito prazer em transmitir informações detalhadas e que tem o hábito de antecipar as tarefas. Ao encontrar obstáculos, dribla a dificuldade e procura outro caminho. Apesar dessas capacidades, tem uma tendência para ser pouco espontânea se enchendo de conclusões antes da ação. Seu desafio poderá ser o de não usar suas habilidades.

As rugas oblíquas (/) na testa, quando existirem, geralmente serão mais visíveis entre os 15 aos 20 anos de idade e estão relacionadas com a questão de sentir quando se vive a dúvida. Posso ou não posso? Devo ou não devo? No estado de contínua dúvida poderá haver queixas de obstipação, constipação das fossas nasais, ou tremores no corpo físico. A pessoa poderá revelar as palmas das mãos com as eminências tênar (sob o dedo polegar) e hipotênar (sob o dedo mínimo), “gordinhas”.
As rugas pé de galinha dizem que a conexão agora deve ser com o concreto, ou seja, não se conectar com o que não existe. O desafio da pessoa com precocidade de ruga pé de galinha é a aparente postura de não se definir se é contra ou a favor.

As rugas de expressão são constituídas por um conjunto de linhas que quando se juntam formam um vinco natural. Estão localizadas em ambos os lados da face, partindo da parte medial do nariz até a comissura labial (o canto da boca), marcam fortemente os registros de como os fatos foram vividos e são relacionadas com as sobrancelhas.

A linha que ultrapassa a comissura labial revela a postura de quem sempre está se antecipando para buscar sua realização pessoal. Quando essa linha está com menos de 1 cm do canto da boca, mostra que a pessoa sabe o caminho a percorrer, mas têm dificuldades para viver a liberdade para tanto, fazendo sempre além da sua capacidade.

Quando existe interrupção nessa linha, significa que a pessoa deu uma parada no seu jeito próprio, e, o fazer diferente, poderá trazer frustração.

Se essa linha marcou pouco, a informação poderá ser a de não tomar iniciativa, da ausência de presença, de que está a pessoa está sendo levada a fazer, ou que, na sua forma de vida, sempre precisou ser conduzida.

A linha levemente profunda, revela que a performance da pessoa sempre foi o de fazer num ritmo que não é o seu ou faz somente pela obrigação e pelo compromisso.

Quando a linha é muito profunda, formando o vinco de rugas gravitacionais, as bochechas ficam caídas (rosto de buldogue). Assim, dizem da necessidade que pessoa teve de permanecer à frente da situação, de que teve de iniciar ou dar a ordem para o início, que enfrentou e superou os obstáculos apresentados, e que, dessa forma, sua presença foi marcada.

A ruga circular no pescoço é revelada entre os 20 aos 30 anos de idade e indica medo ou fobia, e, no caso de três ou mais rugas circulares precoces, a conjectura é de ser estéril.






Raimundo Amim Lima Haddad - CRT 38326 - Terapeuta Holístico, trabalha com Reiki, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia Corporal e Fitoterapia, dentre outras técnicas.

citcoop@citcoop.com.br

2 comentários:

  1. Rapaz nessa foto do teu perfil, tu ta parecendo o Amaury Junior. Há também tenho um blog no blogspot: jonas-jonatas. blogspot.com, que procuro falar sobre Manaus e o Amazonas. Abraço,
    Jonas.

    ResponderExcluir
  2. Amim, desde jovem, eu tenho duas rugas na glabela, e sempre pensei que isso apenas consequência de minha sensibilidade a Luz. Lendo esse artigo, me surpreendi, pois, o significada dessas marcas retratam sim um pouco de mim. Pergunto, há com "confirmar" esse mesmo traço de personalidade em outras rugas?

    ResponderExcluir