quarta-feira, 31 de março de 2010

UMA BREVE LEITURA DA PELE

Uma Breve Leitura Da Pele
A Pele Fala - Modelo: Pam - Arte Digital: Henrique Vieira Filho

A pele é considerada como a maior estrutura externa do corpo físico. Sua área total no adulto varia entre 1,5 a 2,0 m2 e estima-se que o seu peso total esteja entre 15% a 20% do peso corporal, apresentando espessura variável (1 a 4 mm) conforme a região; é mais espessa, por exemplo, nas superfícies dorsais e extensoras do que nas ventrais e flexoras

As áreas de pressão, como a palma das mãos e a planta dos pés, apresentam pele mais espessa; já nas pálpebras ela é muito fina. O fator etário também condiciona a espessura da pele, sendo mais delgada na infância do que na velhice. A pele é, ainda, um importante órgão sensorial e auxilia no controle da temperatura do corpo físico.

Duas camadas são reconhecidas na pele: a camada externa conhecida como epiderme que é recoberta por queratina, principal constituinte de pêlos e unhas, e a derme.

A epiderme produz também a melanina que é o mais importante pigmento cutâneo, sua quantidade na pele varia com a raça.

A derme contém a maior parte das estruturas vivas da pele, incluindo terminais nervosos, vasos sanguíneos, fibras elásticas, glândulas sudoríparas que resfriam sua superfície, e glândulas sebáceas, que produzem secreção oleosa, lubrificante e protetora da superfície.

Abaixo da derme, encontra-se o tecido celular subcutâneo (hipoderme), o qual é rico em gordura e vasos sanguíneos, sendo a camada responsável pelo deslizamento da pele, contribui para impedir a perda de calor e constitui reserva de material nutritivo. A cor da pele depende da queratina e riqueza em melanina.

A pele, o couro cabeludo, os pêlos, os velos e os anexos (unhas, cabelos e glândulas dérmicas) constituem o que se conhece por Sistema Tegumentar.

A EPIDERME

A epiderme, camada mais superficial, define o contorno do corpo físico. Nela temos a produção simultânea da queratina que nos impermeabiliza, e da melanina que nos expõe como seres passíveis de seduzir e ser seduzido, ativando o desejo de estar junto.

A DERME
Seu tecido de maior constituição é o colágeno. É através do colágeno que experimentamos a possibilidade da conquista e do desenvolvimento da habilidade de reconhecimento do valor do outro.Na derme temos os vasos sanguíneos que definem fluência, liberdade e motivação para a ação.

AS RELAÇÕES DIRETAS DA PELE

Com papel fundamental dentro da constituição das relações externas do convívio, a pele tem relação íntima com os intestinos, com o parênquima pulmonar, e com a árvore respiratória, cabendo-lhe o movimento de ajuste da postura, das condutas e da maneira de ser. A primeira relação é pele x intestino, que tem o objetivo de ajudar a desenvolver a capacidade de convívio e adaptação e, a partir daí, proteger os pulmões. Os sofrimentos da árvore respiratória têm história anterior ou história associada a desordens dérmicas ou intestinais. Os sofrimentos intestinais nem sempre são precedidos por desordens dérmicas.

Sofrimentos respiratórios só se manifestam depois dos de pele, e os de pele podem se manifestar sem sofrimento respiratório. Intestinos podem se manifestar sem manifestação de pele. A pele pode se manifestar sem que haja manifestação intestinal ou pulmonar.

COCEIRA NA PELE

Qualquer tipo de coceira é uma predisposição, seja porque razão de medo de perder, dificuldade de adaptação ou esforço de adequação, não importa, se existe coceira, o corpo físico está dizendo que, naquele momento, naquela situação, está se impondo o convívio a situações que lhe são desagradáveis, e quanto menos expresso o desagrado mais intensa a coceira. Se o corpo físico precisa coçar está revelando o esforço de adequação, ou tentando se adaptar a algo desconfortável, e isso não têm parâmetro. Se o corpo físico coça, existe uma verdade para ser manifestada, que não quer dizer verdade absoluta. Adaptar-se é exercer o “jogo de cintura” e adequar-se é a organização da conduta com possível alteração das maneiras e do estilo próprio.

Não importa o tipo, se há coceira, o corpo físico está trabalhando para que dentro das relações de convívio seja finalizado o tempo de sustentação e afirmação de falsas realidades.

Então, a coceira serve para acionar a verdade própria naquele momento.

Se a coceira é permanente é porque há muito tempo há aceitação e afirmação da manutenção de falsas realidades.

COCEIRA EM COMPRIDO.

Toda vez que coçamos em sentido de comprimento (da parte proximal para a parte distal ou vice-versa), o corpo físico está sinalizando o inconveniente de não expressar os afetos naquele momento ou situação. Se a expressão não for adequada a desordem intestinal pode se manifestar. Se continuar a inadequação, o corpo físico vai tentar alterar a respiração (estado ofegante). Se nem isso resolver, poderá haver dor na área cardíaca. Essa é uma sequência que se pode identificar no corpo físico e a coceira da desordem intestinal é a coceira em comprido.

Se há coceira na pele há autorização interna para especificação da verdade individual daquele momento. O corpo físico está sinalizando que de forma nenhuma é tempo de instaurar uma falsa realidade.

A pele com sua captação sensível através de velos, pêlos e cabelos é capaz de perceber o externo, sendo também da pele a tarefa de criar situações que possibilitem informações sobre o ambiente.







Raimundo Amim Lima Haddad - CRT 38326 - Terapeuta Holístico, trabalha com Reiki, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia Corporal e Fitoterapia, dentre outras técnicas.

citcoop@citcoop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário