quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

WIHELM REICH BIOGRAFIA BREVE E POLÊMICA



WILHELM REICH era um cidadão (até se naturalizar americano, em 1938), mas um cidadão que jamis viveu no seu país após 1919. Nasceu 24-03-1897, em Dobrzynica, na Galícia. Passou a maior parte da sua infância numa fazenda - onde aprendeu a montar cavalho e a caçar, em Jupinetz, na província de Bukowina Galícia e Bukovina eram províncias fronteiriças do Império austro-húngaro.

Sua família era de origem judaica, mas a religião e as observâncias judaicas não representaram papel algum na sua educação. Seu pai era fazendeiro e, segundo Ilse Ollendorf Reich, a família "era abastada, altamente respeitada, algo presunçosa e tinha grande admiração pela cultura alemã".

Reich parece, ter vivido uma infância solitária, nem mesmo se tendo tornado íntimo de seu irmão que era três anos mais jovem do que ele (morreu antes que Reich completasse 30 anos). A sua infância constratou surpreendentemente com a da maioria dos intelectuais que foram atraídos pela psicanálise na década que tece seu início em 1920.

Em 1911, quando Reich tinha apenas quatorze anos, sua mãe, suicidou-se, aparentemente depois dele ter revelado a seu pai que ela estava tendo um caso com seu tutor. Depois seu pai foi atacado pela tuberculose e morreu três anos mais tarde (Reich tinha 17 anos).

Reich alistou-se no exército austriáco, tendo sido feito oficial e entrado em serviço ativo na Itália. No final da guerra, Reich foi para Viena, como um veterano de apenas vinte e um anos.

Depois de um breve namoro com a lei e o direito, tornou-se estudante de medicina e decidiu quase imediatamente dedicar-se à psiquiatria. Apenas um ano depois de sua chegada em Viena, Reich já era membro da Sociedade Psicanlítica de Viena e, é claro, yum psicanalista no exercício da sua profissão.

De 1924 a 1930, Reich foi o diretor do Seminário de Terapia Psicanalítica, no qual se discutiam problemas práticos de tratamento, e três dos seus ensaios sobre técnica foram incluídos num volume intitulado The Psychoanalytic Read, que ainda hoje é leitura recomendada para estudantes em institutos psicanalíticos.

Reich desejava ser a analisado por Freud; Freud recusou; Reiche tomou essa recusa como uma rejeição pessoal, ficou deprimido, contraiu a tuberculose e até, conforme afirmou sua primeira esposa (mas sua terceira esposa discordou), foi vítima de um "processo de deterioração", do qual nunca se recuperou.

Se esta segunda explicação é correta, desenvolver uma fixação paternal, na qual Freud era o pai, com o resultado de ânsias terapêuticas concentra-se nele, deve ter constituído um sério risco profissional dos primeiros analistas. Uma década antes, outro piscanalista, Viktor Tausk, que era, como Reich, um judeu não -praticante de uma província também fronteiriça do Império autro-húngaro, viu-se recusado para uma análise por Freud. Essa rejeição por Freud iniciou uma reação que terminou com o suicídio de Tausk, seis meses mais tarde.

De todos os modos, seja qual for a verdadeira história que levou Reich a romper com Freud e a psicanálise, os seguintes dados parecem seguir uma cronologia correta:

  1. 1927 - Reich procurou ser analisado pro freud, que recusou tratá-lo. A primeira versão do livro de Reich A FUNÇÃO DO ORGASMO foi publicada pela Editora Psicanálítica Internacional. Reich passou alguns meses num sanatório suíço.
  2. 1928 - Reich aderiu ao Partido Comunista austríaco. Com quatro outros analistas e três obstetras, fundou a Sociedade Socialista para Consulta sobre o Sexo e a Pesquisa Sexológica.
  3. 1929 - Reich visitou a Rússia. A sua obra Materialismo e Psicanálise Dialética foi publicada em Moscou.
  4. 1930 - Reich mudou-se para Berlim. Fundou a Associação Alemã para a Plítica Secual Proletária, cujos objetivos incluíam a abolição de leis contra o aborto, a homossexualidade e a divulgação de informações sobre o ocntrole da nataldade.
  5. 1933 - Reich Publicou a PSICOLGOIA DAS MASSAS DO FASCISMO, na Dinamarca. Foi expulso do Partido Comunista Alemão. A primeira versão da obra de Reich, ANÁLISE DE CARÁTER, foi publicada pela editora Psicanalítica Internacional, mas em o seu nome, como editora, na capa ou no forntispício.
  6. 1934 - Reich foi expulso, antes, "afastado ou" cortado "da Associação Psicanalítica Internacional".

Até mesmo os maiores admiradores de Reich reconhecem que ele era um homem difícil e autocrático, sendo fácil apontar certos aaspectos da sua vida e dos seus escritos que poriam sanidade na questão - os diagnósticos possíveis seriam a hipmania, no que se refer aos eus primeiros tempos, e a paranóia, nos anos subsequentes. Reich era inquiseto, exageradamente ativo, ciumento, desconfiado e possessivo, fumava e bebia excessivamente. Tinha pouco sentido de humor e tormava-se a si próprio e ao seu trablaho com maior seriedade. Mantinha sempre uma distância entr eele próprio e os outros. SEgundo Ilse Ollendorf Reich, ele se identificava com Cristo, a quem ele considerava o " caráter genital" arquetípico, em contato direito com a energia orgone cósmica, vendo a sua própria vida como uma vida de martírio. Considerava a MORTE DE CRISTO o seu mais importante livro.

Na década de 50, Reich convenceu-se de que era possível isolar a energia da vida e na forma de empolas, a que chamava BIONS, guardando-a em acumuladores conhecidos pelo nome de "CAIXAS DE ORGONE". Também acreditava que era possível tratar pessoas sofrendo de câncer e outras doenças, colocando-os dentro dessas caixas.

Em 1954, a Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (United States Food And drug Administration) expediu uma injunção contra a distribuição das CAIXAS DE ORGONE, "baseando-se em que as pretensões a seu repseito eram de natureza fraudulenta".

Reich recusou-se tanto a obedecer à interdião quanto a reconhecer a competência dos tribunais no que se referia a emitir julgamentos sobre assuntos científicos. Assim, foi aucsao de desrepeito ao tribunal e paranóico e transferido para "LEWISBURG", que era a única penitenciária com instalações para o tratamento psiquiátrico, onde foi, contudo, declardado "legamente são e competente". Em 3 de novembro de 1957, morreu de uma ataque de coração.

Para saber mais: as idéias de REICH a) Chales Rycroft - 2a. Edição 1971 - Editora Cultrix

Essa matéria foi Publicada na Revista Terapia Holística - Sindicado dos Terapeutas

www.sinte.com.br/revistaterapiaholistica/psicoterapia/reichiana/1919-reich-biografia

Materia de RAIMUNDO AMIM LIMA HADDAD - CRT 38326 - Terapeuta Holístico, trabalha com Reik, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia corporal e Fitorerapia, dentre outras técnicas.

email: haddadterapia@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário